Seja uma SUPER mãe!

Dia desses postei no meu Instagram sobre dicas infalíveis para mamães se tornarem SUPER MÃES.
Em tempos de “empoderamento feminino” e tantas outros discursos de liberdade da mulher eu trago um ponto de vista diferente!
Calma! Não reaja antes de ler… E já aviso: sou contra todo esse movimento.
Alimentamos uma falsa sensação de que a liberdade da mulher é colocá-la como uma máquina de trabalhar, administrar a casa, os filhos, malhar, manter a saúde em dia, botox, viagens, refeições planejadas, crianças plenas, estabilidade emocional, equilíbrio, ocupar cadeiras de CEO’s, contas pagas, dinheiro sobrando e tanto mais.

Isso tudo é lindo? Sim! Quem não quer?

Mas quantas conseguem pagar o preço desse “valor” todo? É sustentável?

Nunca observou-se tantos casos de adoecimento mental e como recorde, o Burnout no topo da lista de adoecimentos.

Na busca pela tal liberdade da mulher, acessamos aprisionamento. Uma idealização insustentável na maioria das vezes.

Engano 1 – Encontrar as amigas deixou de ser lazer para ser momento reclamação e desabafo. Isso gera a sensação de pertencimento e normalização do que está pesado e difícil administrar. Afinal, “tá todo mundo sofrendo junto”

Engano 2 – Romantizaram a maternidade e escolheram esse caminho. Certo?!
Mas, esqueceram que, apesar de linda missão, ser mãe traz também imensas responsabilidades, desafios e trabalhos…

Aproveito para lembrar que a mãe que SE trabalha transborda organização emocional para os filhos… e o contrário também.

Engano 3 – Entenderam que era legal desenvolver a habilidade de ser multitarefas. Quase um troféu diário manter tudo lindo, todos assistidos e ambiente organizado enquanto elas, as mães superpoderosas, estavam um verdadeiro bagaço. Quando a premissa maior deveria ser servir ao outro sem deixar de se servir! Não é porque virou mãe que se tornou um robô.

Engano 4 – Achar que para ajudar as crianças a construir autonomia (e conquistar alguma leveza na rotina) basta deixá-las executar tarefas sozinhas. Não é. A construção da autonomia dá trabalho e precisa de assistência, modelo, condução e só depois, um simples comando resolve. Maioria quer o resultado sem
passar pelo processo…

Engano 5 – Desejar escrever uma nova e melhor história sem, antes, reconhecer a própria história! Sem considerar de onde veio, nenhum lugar alcançado será suficiente. É necessário que você se apazigue com suas raízes e experiências anteriores para, de fato, escrever novos capítulos!

Por ultimo e não menos importante: procurar culpados e vilões não te ajudarão na caminhada! Vão sugar sua energia, vão roubar seu tempo, podem até te adoecer… Mas, não vão ser ponte para você acessar sua melhor e mais leve versão. É mais inteligente SE trabalhar e deixar que o seu exemplo atue nos ambientes impactando-os positivamente!

Para ser SUPER MÃE, desista de parecer ser e se torne sua principal prioridade! 🎈